Candidato eliminado por histórico de fratura seguirá em concurso da PM

Candidato eliminado em exame médico de concurso da PM/MG por histórico de fratura deve ser convocado para a etapa física do certame e seguir nas demais fases, caso seja aprovado.

A decisão é do juiz de Direito André Luiz Pimenta Almeida, da 2ª vara Cível de Ibirité/MG, que concedeu liminar após constatar que o relatório de inaptidão física apresentado pela administração não indicava de forma clara e individualizada os motivos da eliminação.

Na ação, o candidato alegou ter sido eliminado de forma ilegal e arbitrária na fase médica do certame, por apresentar histórico de fratura no pé direito com correção cirúrgica.

Sustentou que a eliminação ocorreu com base em relatório genérico, sem indicação precisa de motivo ou da suposta incapacidade para o exercício do cargo, e pleiteou o direito de realizar a etapa de avaliação física e participar do curso de formação.

Ao analisar o caso, o juiz destacou que os documentos juntados comprovam a aprovação do candidato nas fases anteriores do concurso, incluindo a avaliação psicológica, e que os laudos médicos apresentados atestam a inexistência de sequelas e a plena aptidão física.

Além disso, destacou que o candidato está atualmente frequentando regularmente o curso de formação da polícia militar de São Paulo, o que reforça sua condição funcional.

O magistrado afirmou que “o relatório de inaptidão é genérico e não individualiza os motivos reais da inaptidão, tampouco demonstra como a suposta sequela inviabilizaria o exercício das funções do cargo”, o que viola o dever de fundamentação e o contraditório substancial.

Com base nesses elementos, o juiz concedeu liminar para assegurar a convocação imediata do candidato à etapa física, com a garantia de que, se aprovado, possa continuar nas fases seguintes do concurso e matricular-se no curso de formação da PM/MG em igualdade de condições com os demais.

Ao final, o juiz registrou que, em caso de improcedência da ação, a administração poderá anular os efeitos da decisão liminar sem prejuízo à ordem pública ou ao erário.

https://www.migalhas.com.br/quentes/431921/candidato-eliminado-por-historico-de-fratura-seguira-em-concurso-da-pm

Post Your Comment

JJS ADVOGADOS ASSOCIADOS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.