
Moraes determina prisão de Carla Zambelli e acionamento da Interpol
Ministro Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira, 4, a prisão preventiva da deputada Federal Carla Zambelli, após a parlamentar anunciar publicamente, em entrevista, que deixou o Brasil e que não pretende retornar.
A decisão atende a pedido da PGR – Procuradoria-Geral da República, que a considera foragida e alegou risco de reiteração delitiva, com objetivo de assegurar a aplicação da lei penal.
Segundo a PGR, a viagem de Zambelli demonstra “transgressão da decisão condenatória proferida pela mais alta Corte do país”, e a prisão preventiva se justifica diante da insuficiência de outras medidas cautelares.
A Procuradoria também solicitou, e teve atendido, o bloqueio de bens, direitos e valores da parlamentar, a inclusão de seu nome na difusão vermelha da Interpol, a suspensão do passaporte e o sequestro de ativos para garantir a reparação dos danos relacionados à condenação.
Em declarações públicas, Zambelli afirmou que está na Europa para denunciar o que chama de “perseguição judicial, ditadura e censura”.
Disse ainda que pretende seguir os passos do deputado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, divulgando acusações contra ministros do STF a “todas as Cortes” europeias. Em vídeos, a parlamentar também voltou a questionar a lisura das eleições e a segurança das urnas eletrônicas.
Segundo Moraes, tais manifestações configuram “insistência nas condutas criminosas” já condenadas pelo STF.
O ministro destacou que a fuga ocorreu às vésperas do julgamento dos embargos de declaração opostos à condenação, e da iminente decretação da perda de seu mandato parlamentar, indicando a intenção de frustrar a aplicação da pena imposta. Diante disso, determinou também:
bloqueio das redes sociais de Zambelli, com multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento pelas plataformas (Meta, X, YouTube, TikTok, Telegram, entre outras);
multa de R$ 50 mil por postagens que reiterem as condutas criminosas, mesmo que feitas por terceiros;
bloqueio de contas bancárias, ativos financeiros, veículos, imóveis, aeronaves e embarcações em nome da deputada;
bloqueio dos salários e verbas de gabinete para quitação da multa penal;
envio de comunicação à Interpol e às autoridades internacionais para localização e futura extradição.
https://www.migalhas.com.br/quentes/431884/moraes-determina-prisao-de-carla-zambelli-e-acionamento-da-interpol